Em um final de semana ensolarado, após uma caminhada na Lagoa, estive no quiosque do Restaurante Arab para matar a saudade da culinária árabe e trazer mais uma experiência diferenciada aqui para o blog Restaurantes do Rio.
Apesar do calor que fazia, uma brisa brindava a nossa mesa, à sombra do quiosque do restaurante. É um espaço grande, com mesas maiores ao centro, feitas de toras de madeira, e outras menores, mais comuns, na periferia. Nos sentamos na extremidade do espaço, bem de frente para a Lagoa, de onde degustamos um chopp Brahma (R$ 3,80) gelado enquanto decidíamos o que escolher do variado cardápio.
Conhecendo o cardápio como eu já conheço, optamos por escolher um combinado árabe, que serve muito bem a quatro pessoas, e traz uma grande variedade de opções. O combinado escolhido foi o Super Mix Arab (R$ 67,00), que é composto por:
- 04 pastas diferentes: Hommus bi Tahine (pasta de grão de bico e gergelim), Baba Ghanousch bi Tahine (pasta de berinjela e gergelim), Labne ( pasta de coalhada seca) e Chanclich (pasta de ricota com pimentão e záhtar);
- Tabbule (salada: trigo, cebola, tomate, pimentão vermelho, salsa e cebolinha)
- 04 mini quibbes (carne/catupiry) e 04 Mini-esfiha (carne/ricota)
- Mjadra – Arroz com lentilhas e cebolas fritas;
- 02 Kaftas Michwye (carne moíde de frango ou boi grelhada no espeto);
- 08 charutos de folha de uva;
- 03 pães pita
Ufa! Cansou, né? Não tem como discordar que esse combinado é um espetáculo, com muita fartura e muita variedade interessante. A gente consegue ter um panorama razoável dos principais pratos da culinária árabe, mas é preciso estar com bastante fome, pois não é fácil dar conta de tantas opções assim.
O destaque do combinado ficou por conta da massa das esfihas, que são folheadas. Uma delícia! As kaftas com o arroz de lentilha e uma pasta qualquer também combinam muito bem em um mesmo prato. As cebolas fritas estão presentes em fartura e são muito saborosas. O que não faltam são opções para fazer misturas.
O que pude perceber de diferente entre o quiosque e a matriz do restaurante Arab, em Copacabana, foi o pão pita. No quiosque, ele vem frio. Em Copacabana, ele é uma atração a parte. É feito na hora, sai inchado e pelando do forno. Quando a gente passa a faca, o pão chega a expulsar uma fumaça de dentro dele que, se der bobeira, até queima nossa mão. Não sei de que estrutura o quiosque dependeria para poder oferecer o pão nessas condições também, mas não tenho dúvida de que valeria o investimento. É um diferencial.
RESUMO DO ALMOÇO:
Se não bastasse a tarde agradável que fazia em um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, pudemos também desfrutar de uma ótima comida. O atendimento não foi 100% porque o quiosque estava lotado e os garçons estavam se desdobrando pra conseguir dar vazão a todos os pedidos. Mas não chegou a comprometer. Acho o preço de um combinado como este excelente. O resto do cardápio segue a mesma linha, com ótimas opções de custo X benefício. Como já sou viciado nesse tipo de combinado, preciso me desprender das amarras e me arriscar em novos sabores do cardápio em uma próxima vez.
Restaurante Arab (Quiosque)
Avenida Borges de Medeiros, s/nº
Parque dos Patins, Quiosque 7
Lagoa – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2540-0747
http://www.restaurantearab.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário