domingo, 19 de junho de 2011
Cuidados com alimentos enlatados
Alimentos em conserva são aqueles armazenados em latas ou potes de vidro imersos em um líquido chamado salmoura. As porções de milho, ervilha e seleta vendidas desta maneira já estão prontas para o consumo, mas sempre surgem dúvidas sobre os cuidados a serem tomados com os produtos enlatados antes de consumi-los.
De acordo com a coordenadora da Garantia da Qualidade e Meio Ambiente da Brasfrigo Alimentos, Maiza Vieira Leão de Castro, não é preciso lavar estes itens após serem retirados das embalagens. "Os vegetais em conserva são esterilizados, o que garante que o alimento não causará nenhum dano à saúde do consumidor. Não é recomendável lavá-los, pois pode haver a recontaminação dos alimentos pela água, caso ela esteja contaminada", explica Maiza.
Para o palmito em conserva, no entanto, a recomendação é diferente. De acordo com a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é necessário fervê-lo por 15 minutos na própria salmoura ou em água antes de usá-lo na culinária. Essa medida é importante para evitar o risco de contaminação das pessoas pela bactéria causadora da doença chamada Botulismo.
A bactéria Clostridium botulinum é um micro-organismo presente no solo de onde o palmito é extraído e que se desenvolve em ambientes nos quais não existe ar. Por isso é associada aos alimentos enlatados ou embalados a vácuo. Este micro-organismo pode ser eliminado facilmente com o acréscimo de ácido crítico ou acético no líquido da conserva pelas empresas produtoras.
Não discuide da embalagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário