domingo, 19 de junho de 2011

Passe o inverno nas Serras Gaúchas

Curta as baixas temperaturas!


Localizada no sul do Brasil, em uma zona temperada de clima subtropical, as Serras Gaúchas são mais procuradas pelos turistas durante o inverno. Nesta época, as temperaturas costumam ser mais baixas quando comparadas a outras regiões do país, chegando a nevar em alguns anos. Para quem adora o clima romântico do inverno, esse destino garante bons momentos de lazer e descanso.

Cidades das Serras Gaúchas



Embora o estado do Rio Grande do Sul seja geograficamente plano, a Serra Gaúcha destaca-se por possuir maiores altitudes, com picos de 1.300 metros de altitude, que ajudam a formar as paisagens que fortalecem o turismo em toda a região.

Fazem parte das Serras Gaúchas cidades como: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Açará, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antonio de Palma, São Domingos do Sul, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria e Vista Alegre do Prata.

Regiões das Serras Gaúchas


A região das Serras Gaúchas é dividida de acordo com a influência cultural trazida pela colonização do país. Assim, está classificada em: região gaúcha, região alemã e região italiana.

A região gaúcha não se diferencia culturalmente do resto do estado do Rio Grande do Sul, aqui predomina o sotaque gaúcho e o gosto pelo chimarrão. São Francisco de Palma e São José dos Ausentes fazem parte dessa região.

Região Alemã: quando os alemães desembarcaram na Serra Gaúcha no intuito de colonizar trouxeram na bagagem sua língua, festividades, hábitos alimentares e o café colonial, dentre outros aspectos culturais que moldaram essa região do Rio Grande do Sul hoje chamada de região alemã, ou região das Hortênsias. Fazem parte dessa região cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis.



A região italiana apelidada de Pequena Itália abrange cidades como Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Flores da Cunha e Caxias do Sul. A maior influência cultural vem de Vêneto, norte da Itália. Dali veio também a tradição de se produzir deliciosas uvas e vinhos, que hoje movimentam o comércio da região. Destaque para as cidades Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul.

As belas paisagens
No inverno, além do friozinho, os turistas podem aproveitar também as belíssimas paisagens da mata de araucária das Serras que abrigam cânions e cachoeiras num espetáculo da natureza. No natal, as cidades costumam se enfeitar para receber os turistas oferecendo-lhes as particularidades da forte influência européia presente nos costumes da região.

Embora a expectativa seja grande, não é todo ano que a neve dá o ar da graça. Ainda assim, a procura por cidades das Serras Gaúchas é grande, principalmente pelos casais apaixonados que querem aproveitar o clima frio tomando bons vinhos e se deliciando com as culinárias italiana, alemã e gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário